O que é Scott Pilgrim? + algumas diferenças entre a graphic novel e o filme live action dirigido por Edgar Wright

Poster do filme Scott Pilgrim vs the World e cena da graphic novel Scott Pilgrim versão Color.

Essa é a primeira publicação que eu escrevo pro site e tem nada melhor que começar falando de uma das minhas graphic novels favoritas, Scott Pilgrim!

Composta originalmente por 6 volumes, é uma das graphic novels mais legais que eu já li. A obra também possui um filme que na minha opinião é uma das melhores adaptações já feitas no cinema. Vamos falar um pouco sobre isso e listar algumas diferenças entre o filme e a graphic novel, beleza?

Spoilers? Talvez. Vários.

Scott Pilgrim é um cara sem emprego, sem muito futuro também, vive numa espécie de porão/salão com o seu amigo Wallace, que é super gay. Ele tem seus vinte e poucos anos e toca baixo numa banda com alguns amigos e acaba de iniciar um namoro com Knives Chau, uma menina com origem chinesa de dezessete anos que estuda numa escola católica, daquelas onde as meninas usam roupa de colegial e tudo mais, o pacote todo.

Coleção de graphic novels Scott Pilgrim versão Color.

Mas o mundo dá uma volta quando o Scott fica viciado (existe definição melhor pra uma pessoa que se apaixonou por alguém que invadia os seus sonhos para cortar caminho no mundo real? LOL) numa mulher chamada Ramona, ela faz entregas pra Amazon.

Coisas acontecem, o Scott é um babaca com a Knives e consegue fazer a Ramona aceitar sair com ele, eventualmente eles começam a namorar, mas, meio que ele "esqueceu" de dizer pra Knives que estava com a Ramona agora e isso gerou uma grande confusão entre esses pestinhas do barulho! Quando finalmente o Scott pôde ficar com a Ramona, ele descobre que precisa derrotar os sete ex-namorados do mal dela, eles fazem parte de uma liga. A liga dos ex-namorados do mal.

Até ai tá tudo bem louco né? E pra não estragar pra quem não leu e veio se aventurar nesses spoilers, eu paro por aqui e recomendo que compre os volumes, de preferência as versões coloridas, em inglês. É uma leitura muito gostosa porque Scott Pilgrim é muito... POP!

POP! POP! POP! Muita cultura pré-redes sociais, muitos quadrinhos, muito anime e muita piada que quebra a noção de realidade deles; Quando o Scott, por exemplo, fala:

Você não sabe disso? Não se preocupe, a gente vai saber no próximo volume.

Ou quando uma certa pessoa diz:

Vamos embora, já é 3:30h da manhã e estamos aqui há 40 páginas mais ou menos.

E isso é muito engraçado! Diversos personagens aparecem na história e o tom "tudo pode acontecer" nesse universo é lindo demais.

Cena do filme Scott Pilgrim vs the World com o badge 1-up do Scott.

Enfim, vamos falar sobre o filme agora! É uma das melhores adaptações que já vi na vida, tem muitas diferenças em relação com a graphic novel mas essas diferenças são necessárias pra colocar o melhor conteúdo possível nas ± uma hora e cinquenta minutos de filme. Não ficou ruim, o filme tem a personalidade do diretor Edgar Wright e eu curto pra caramba o Michael Cera.

Falando sobre o Michael Cera... Ele interpreta o Scott no filme. Muitas pessoas que leram a graphic novel não gostaram dele como protagonista porque o Scott originalmente é um cara mais ou menos "descolado", "cool", algo que o Cera "não é" na opinião dessas muitas pessoas².

Aliás, o ator que faz o Gideon é o Jonathan da cancelada Bored to Death, uma série bacana demais e a atriz que interpreta a Roxie é a Ann, que fazia a namorada do Cera em Arrested Development. Só isso mesmo, uma curiosidade.

Vamos agora falar de algumas diferenças entre o filme e a graphic novel.

A personagem Lisa Miller, que é a primeira amiga do Scott no ensino médio, não aparece no filme. Apenas num curta animado que fizeram pra divulgar o filme.

Cena da graphic novel Scott Pilgrim vs the World versão Color, apresentando a personagem Lisa Miller encarando o Scott.

A principal diferença está no tamanho da história. Na graphic novel tudo acontece em ± um ano, enquanto no filme tudo acontece em algumas semanas.

No filme, Scott recebe apenas um email do Pirata-Patel, enquanto na graphic novel ele também recebe uma carta. Na graphic novel, Knives Chau luta com a Ramona numa biblioteca. No filme elas só se enfrentam no final, no Chaos Theater.

Cena do filme Scott Pilgrim vs the World em que Ramona e Knives estão lutando no Chaos Theater.

Uma das maiores diferenças entre o filme e a graphic novel acontece com o personagem Lucas Lee, um dos ex-namorados da Ramona, na graphic novel ele é até que um cara bacana, conversa com o Scott numa boa e até propõe evitar a briga, mas no filme ele é um completo babaca e possui os seus dublês do mal.

Sobre relações amorosas, uma diferença importante acontece em relação ao Todd e a Envy. Toda a situação dele traindo a Envy com a baterista da banda só acontece na graphic novel, no filme nada disso é mostrado.

Cena da graphic novel Scott Pilgrim vs the World versão Color destacando Todd e a baterista da banda The Clash at the Demonhead.

No filme jamais é citado como Scott conheceu a Envy e como eles namoraram e terminaram. Muitas coisas não são mostradas, como o relacionamento com a Kim ou a tentativa de gravação do disco da Sex Bob-omb.

Na graphic novel temos o Scott trabalhando como lavador de pratos e a aparição do pai da Knives, no filme nunca sabemos sobre a família dela.

Cena da graphic novel Scott Pilgrim vs the World versão Color destacando o pai de Knives Chaus e Scott.

Algumas alterações eu não consegui entender, como a Ramona enfrentando Envy com aquele martelo gigante na graphic novel enquanto no filme ela enfrenta a Roxie assim.

No final do filme, Ramona fala "Vamos nós dois ser garotas." e ataca Gideon em suas partes íntimas, enquanto na graphic novel isso nunca aconteceu, na realidade é a Envy que faz isso com o Todd após descobrir que ele a traía e que a demonstração de amor na lua e tudo mais já tinha acontecido com a Ramona.

Essas são algumas diferenças entre a graphic novel e o filme produzido por Edgar Wright. Eu gosto de todos as mídias e recomendo o filme, a graphic novel e o jogo!

Postar um comentário

نموذج الاتصال