Crítica do filme Princess Arete (アリーテ姫)

Cena do filme animado Princess Arete.

Um (lento) conto criado pelo 4ºC Studio no formato de longa metragem em 2001. Eu gostei bastante em como o foco foi direcionado nos personagens.

Princess Arete consegue transbordar as sensações daqueles que estão na tela, principalmente da protagonista, Arete, uma menina que vive trancada numa torre e apesar de ter conseguido dar pequenas escapadas pela cidade, lamenta a vida que tem, o quão pouco ela aprendeu e experimentou do mundo lá fora.

Após a morte da sua mãe (a rainha), Arete (a princesa) foi confinada numa torre por seu pai a fim de preservar sua inocência, a separando do resto do mundo. Mas ela acaba por descobrir passagens escondidas entre a torre, o castelo e a cidade, conseguindo assim escapar da solidão e do tédio para explorar o Reino e conhecer as pessoas que nele vivem.

Sobre o reino, existe um ditado:

Aquele que trazer o mais valioso dos tesouros mágicos (resquícios de uma antiga e extinta nação de feiticeiros) será recompensado com o direito de se casar com a Princesa Arete.

Mas tudo isso não passa d'um esquemático negócio criado pelos economistas do reino para o enriquecimento do mesmo, até que um dia um feiticeiro de terras distantes aparece e aterrissa (literalmente) com uma promessa.

Eu sou aquele capaz de retirar a maldição que Arete sofre, e pois então sou aquele com o direito de casar com ela.

Isso é uma mentira, e utilizando uma magia ele acaba por convencer a todos e leva Arete embora.

Spoilers a seguir.

A atmosfera do filme é criada em cima de temas como a solidão, o auto-aprisionamento, o "dever" do sexo feminino (como o destino de Arete, que é ficar presa para manter a sua pureza), O próprio tédio de Arete e como ela almeja conhecer o mundo além.

Sobre os personagens, todos são excelentes, bem construídos e desenvolvidos, dos principais até os secundários. A própria Arete é uma menina curiosa e bem esperta pra sua idade, (Por exemplo: a maneira que ela encontrou pra enganar e escapar de Boax) e o próprio Feiticeiro Boax possui uma história de fundo que é ao mesmo tempo triste e bonita.

Sobre a animação, a atmosfera criada é tão... Medieval! Absolutamente tudo o que é mostrado, dos cenários até as roupas de personagens ao fundo, dos livros até as carroças, tudo criou um aspecto medieval perfeito, e, Princess Arete (ou Princesa Arete em português) é um conto lento, que foca no desenvolvimento de seus personagens e o estilo utilizado no desenho (que possuem um traço simples) traz aquela sensação de filme antigo, como se você estivesse vendo algo de 1970-1980.

Já a dinâmica do filme é algo a se comentar. Tudo é devagar, como se fosse proposto a ser minimalista, extremamente slow-paced.

A história "batida" de uma princesa trancada numa torre, mas que ainda assim consegue se destacar por explorar temas interessantes, pelo desenvolvimento de seus personagens e o clima criado em quase uma hora e quarenta minutos de duração.

As últimas cenas do filme são realmente bonitinhas e o filme todo é uma ótima experiência, tanto visual quanto sonora. Se você conseguir aguentar a dinâmica lenta do filme, recomendo.

Nota para o filme: 5/5 estrelas

Postar um comentário

نموذج الاتصال