Uma obra completa. Retalhos, de Craig Thompson

Imagem demonstrando a edição brasileira de Retalhos, por Craig Thompson.

Eu li essa graphic novel no primeiro semestre de 2011 e a minha vida mudou. Retalhos é algo que encanta, sabe? Assuntos delicados, arte bonita e com certeza é uma daquelas obras que você precisa ter na sua estante, pra ler depois de alguns anos e se encantar novamente.

Eu estava no recreio do colégio, fui na biblioteca e gostei da capa, abri para ler e acabei faltando duas aulas pois não conseguia parar de ler, hahah! Foi uma das melhores experiências que eu já tive, essa obra me introduziu pro mundo dos quadrinhos.

Cena de Retalhos, por Craig Thompson.

A narrativa é calma e segue Craig, sim, o autor, da sua infância até a vida adulta, até a realização dele sobre "o mundo como ele é...", é uma autobiografia com situações e sentimentos que muitos "homens sozinhos" já passaram e sentiram quando jovens.

Sobre a história: De uma forma profunda, por uma dura educação cristã que foi imposta na sua vida por seus pais, pela escola... Vemos o desenvolvimento de Craig, seus questionamentos, maturidade! A pressão, os preconceitos e exageros... Os traumas.

Eu não sei se foi por identificação ou algo assim, mas essa história mexeu bastante comigo. A arte por si só é espetacular, temos as "visões" do Craig nessas páginas e isso acontecia comigo também?! Essas visões retratam a intensidade dos pensamentos e sentimentos dele. Craig "percebia" demais, tinha muito pra falar mas não sabia como.

Cena de Retalhos, por Craig Thompson.

E quem é a peça principal para o amadurecimento, para um "abrir dos olhos"? O amor. A desilusão e a dor de perceber que temos muito a aprender ainda. A descoberta do primeiro amor, as experiências, sonhos compartilhados, entender que somos tolos também... Os ombros leves e também as decepções... Não posso falar mais sem estragar a atmosfera da obra.

Retalhos foi um ponto importantíssimo para mim e eu recomendo para todos os homens que estão naquela transformação de um adolescente para um jovem adulto. É uma história que, naquele momento da minha vida me fez perceber que eu era jovem demais para achar que a minha vida estava no fim, que não tinha sentido e eu nunca iria me recuperar das coisas ruins que aconteceram... Assim como o Craig, eu percebi que a vida continua.

Nota para Retalhos: 5/5 estrelas

Postar um comentário

نموذج الاتصال